Argamassa de injeção fischer garante o acampamento de David Lama

Fixação no mais alto nível

Argamassa de injeção fischer garante o acampamento de David Lama
A 5080 metros de altitude, por volta de 2019, surgiu o primeiro abrigo de emergência no Himalaia. Aqui, na região de Rolwaling, no Nepal, locais e alpinistas encontram abrigo desde então. Para garantir a segurança do abrigo de emergência no meio das montanhas, foram utilizadas 24 cartuchos do argamassa de injeção fischer FIS SB High Speed 290 S. Este ancora, junto com os âncoras de rosca M20, as "pernas" do Abrigo David Lama na rocha.
Baseados em um sistema modular, os Polybiwaks são compostos por elementos individuais leves e pré-fabricados. A construção fisicamente perfeita é montada independentemente do terreno em uma estrutura espacial MERO. A montagem de tipos de diferentes tamanhos e funções é realizada no local em pouco tempo, minimizando os custos de montagem e voo. Os Polybiwaks têm se mostrado confiáveis há mais de 50 anos como estações de pesquisa e alojamentos nas desertos gelados da Antártica, assim como estações de medição e abrigos (de emergência) nos Alpes locais.

Ficha do objeto

Tipo de objeto:
Bivaque
O que foi fixado com os produtos fischer?
Pilares de sustentação na rocha
Localização:
5080 metros de altitude
Conclusão:
2019
„Somos muito gratos à fischer por nos aconselhar tão bem e patrocinar os 24 cartuchos. Afinal, o biwak deve durar mais 50 anos.“
Ralf Ohnmacht, co-iniciador do projeto Biwak
Em 2018, uma equipe de expedição fracassou em várias questões organizacionais. O acampamento foi armazenado temporariamente a 4000 metros de altitude, para que um ano depois a missão fosse concluída com o apoio de helicóptero. Em outubro de 2019, uma equipe de 15 pessoas retornou a Catmandu. Lá, os envolvidos no projeto inicialmente fretaram um ônibus devido à grande quantidade de ferramentas e equipamentos. Com ele, viajaram cerca de doze horas da capital nepalesa até o vale Naa, próximo à fronteira tibetana. A partir de cerca de 1300 metros de altitude, o trekking continuou por aproximadamente uma semana a pé até o ponto de montagem do acampamento no vale Rolwaling. Durante essa caminhada, a equipe, que em alguns momentos foi acompanhada por até 25 carregadores nepaleses, teve que superar quase 4000 metros de desnível. Para evitar o aparecimento do mal da altitude, as etapas foram intencionalmente mantidas curtas. Dessa forma, puderam se adaptar gradualmente à altitude. Além disso, as altitudes de sono por dia não tiveram mais do que 300 a 400 metros de diferença.
O bivac foi montado em dois dias sobre uma rocha entre duas geleiras, onde havia um declive acentuado à esquerda e à direita. O bivac está apoiado em seis "pés" com placas de base móveis, cada uma ancorada ao redor de 30 cm dentro da rocha com quatro âncoras M20 rosqueadas. Para as perfurações, foram usados dois martelos perfuradores a bateria e um gerador portátil para recarregar as baterias. Mangas de malha não foram necessárias devido à rocha homogênea e compacta.
cd-green-6db56bc646-68nj9